Racismo na Câmara



Em 1978 eu tinha retornado há pouco do exílio e voltado para Ribeirão Preto no ano anterior.

Eu presidia o Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA) no município e já me havia reintegrado ao Movimento Popular.

No segundo semestre daquele ano, a imprensa local noticiou, embora de forma tímida devido à censura, que o vereador Manoel Negrão Azevedo, do MDB, havia sido vítima de ofensa racista por parte do Vereador Wilson Santiago.

No dia seguinte fui procurado por uma funcionária da Câmara Municipal, relatando que aquele mesmo vereador se dirigia a ela com palavras ofensivas pelo fato de ser negra.

De imediato, convoquei as entidades estudantis combativas e a Associação dos Servidores Municipais para uma reunião, em que ficou decidido que realizaríamos um ato de desagravo aos ofendidos em frente à Câmara Municipal.

Convidamos também um grupo do Movimento Negro de São Paulo para participar do ato.

Muita gente se indignou ao tomar conhecimento da ação racista contra o vereador e a funcionária do legislativo local, mas a ditadura militar ainda governava o Brasil com prisões, torturas e assassinatos, o que fazia com que reinasse o medo no país e que muitas pessoas ficassem temerosas de participar de um protesto.

Na data marcada, dia de sessão da Câmara Municipal às 20 horas reunimos dezenas de pessoas quando, em frente ao prédio do Parlamento local eu abri o ato falando em nome do CBA e passando a palavra aos representantes das entidades participantes do evento. Falou também um companheiro do Movimento Negro da Capital Paulista, condenando a atitude do vereador racista.

Alguns órgãos de imprensa compareceram ao local e no dia seguinte noticiaram o ato público.

Duas viaturas da PM estiveram presentes, em ação intimidatória, muito embora os policiais não tenham descido dos veículos.

Perto da 1 hora, encerrei o ato, enquanto o grupo paulistano fazia maravilhosa apresentação de capoeira e todos os presentes em coro, gritavam o nome do vereador racista, execrando-o à população.


79 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo